A Copa do Mundo Feminina na Nova Zelândia e Austrália está muito próxima, e Marta fará história ao jogar seu sexto mundial, sendo a primeira e única jogadora a conseguir isso.
Nunca antes no mundo do futebol, tanto no feminino quanto no masculino, alguém alcançou tal feito. E neste mês, aos 37 anos de idade, Marta fará história com a Seleção Brasileira.
Seu primeiro mundial foi em 2003, nos Estados Unidos. Em 2007, disputou seu segundo mundial, realizado na China, onde foi vice-campeã. Em 2011, participou do torneio na Alemanha, e em 2015, no Canadá. Em 2019, jogou seu quinto mundial, na França.
Infelizmente, Marta não conseguiu se tornar campeã do mundo até agora. Este será seu último esforço, como ela mesma disse. Marta se despedirá do futebol internacional, buscando sair em grande estilo.
Ela é a maior artilheira da história da seleção brasileira, com 131 jogos e 111 gols. Um número fantástico.
Ao longo de sua carreira, foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo (única jogadora na história a receber essa honra). É uma lenda do futebol feminino.
Outros jogadores com cinco mundiais
- Memo Ochoa (México)
- Rafael Márquez (México)
- Lionel Messi (Argentina)
- Cristiano Ronaldo (Portugal)
- Andrés Guardado (México)
- Miroslav Klose (Alemanha)
- Lothar Matthäus (Alemanha)
- Antonio Carbajal (México)
- Gianluigi Buffon (Itália)
Ao longo da história, é raro um jogador ter seis mundiais em seu currículo. Muitos desejariam o sexto, mas a idade, as lesões e a constante qualificação da seleção são fatores que também dependem, em parte, da sorte. Hoje, Marta será a primeira a alcançar esse feito.