Vini-Jr-disputa-Premio-Socrates-por-acao-social
Home » Futebol Internacional » Vini Jr. disputa Prêmio Sócrates por ação social

O atacante do Real Madrid e da seleção brasileira é um dos indicados ao troféu da France Football, que reconhece ações de solidariedade no futebol

O atacante do Real Madrid e da seleção brasileira, Vini Jr., concorre ao Prêmio Sócrates 2023. Esse prêmio reconhece as ações de solidariedade no futebol. O jogador foi indicado pelo seu trabalho com o Instituto Vini Jr. Esse projeto oferece ensino através de tecnologia para crianças carentes no Brasil.

Vini Jr., concorre ao Prêmio Sócrates 2023
Vini Jr.

O que é o Prêmio Sócrates?

A revista francesa France Football criou o Prêmio Sócrates em 2022. Ela fez isso em parceria com a organização Peace and Sport e a família do ex-jogador Sócrates. O objetivo é identificar e homenagear as iniciativas de jogadores de futebol que contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva.

O nome do prêmio é uma homenagem a Sócrates, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. Ele se destacou não só pela sua habilidade em campo, mas também pelo seu engajamento político e social. Sócrates foi um dos líderes da Democracia Corinthiana, um movimento que defendia a participação dos jogadores nas decisões do clube durante a ditadura militar no Brasil.

O primeiro vencedor do Prêmio Sócrates foi o atacante senegalês Sadio Mané, do Bayern de Munique. Ele foi reconhecido pelo seu trabalho de desenvolvimento da sua cidade natal, Bambali. Mané construiu uma escola, um hospital, uma agência de correios e um sistema de internet para a comunidade.

Quem são os concorrentes de Vini Jr.?

Neste ano, Vini Jr. concorre com outros quatro jogadores que também se envolveram em causas sociais. São eles:

  • Alex Morgan, atacante dos Estados Unidos e do Orlando Pride, que criou a Fundação Alex Morgan. Essa fundação apoia meninas que querem praticar esportes e ter acesso à educação.
  • Asisat Oshoala, atacante da Nigéria e do Barcelona, que fundou a Academia Oshoala. Essa academia incentiva o futebol feminino na África e oferece bolsas de estudo para jovens atletas.
  • Antonio Rudiger, zagueiro da Alemanha e do Real Madrid, que criou a Fundação Antonio Rudiger. Essa fundação combate o racismo e a discriminação no futebol e na sociedade.
  • Marcus Rashford, atacante da Inglaterra e do Manchester United, que liderou a Força-Tarefa “Child Food Poverty”. Essa campanha garante alimentação gratuita para crianças pobres na Inglaterra durante a pandemia.

Qual é o trabalho de Vini Jr. no Brasil?

Vini Jr. é o fundador e presidente do Instituto Vini Jr., uma organização social que tem como missão oferecer ensino através de tecnologia para crianças carentes no Brasil. O instituto foi fundado em julho de 2021, com o apoio da Microsoft e da Unicef.

O Instituto Vini Jr. utiliza uma plataforma digital que permite aos alunos aprenderem conteúdos curriculares de forma lúdica e interativa, usando o esporte como linguagem. O instituto também fornece tablets e acesso à internet para os estudantes da rede pública de ensino.

O projeto começou na cidade natal de Vini Jr., São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Lá, ele distribuiu 500 tablets para alunos do 5º ano do ensino fundamental. Em seguida, o instituto expandiu sua atuação para outras cidades do Brasil. Assim, beneficiou mais de 10 mil crianças.

Vini Jr. afirmou que o seu objetivo é transformar a vida das crianças através da educação e do esporte. Ele disse que se inspirou na sua própria trajetória, que começou em uma comunidade pobre e chegou ao sucesso no futebol mundial.

Quando será o resultado do Prêmio Sócrates?

O vencedor do Prêmio Sócrates 2023 será anunciado no dia 6 de setembro, em Paris, durante o evento da Bola de Ouro. A revista France Football também revelará os indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo, entre homens e mulheres.

Vini Jr. tem chances de ser um dos candidatos ao prêmio Bola de Ouro, já que vem fazendo uma ótima temporada pelo Real Madrid e pela seleção brasileira. Ele é o artilheiro do Campeonato Espanhol, com 15 gols, e foi um dos destaques da Copa América, onde o Brasil foi vice-campeão.

Referências:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *